oscares2014a

 No passado dia 16 de Janeiro, Chris Hemsworth (“Thor: O Mundo das Trevas”) e Cheryl Boone Isaacs, a presidente da Academia de Artes & Ciências Cinematográficas, revelaram os indicados à 86ª edição dos Prémios Óscares®.

Hoje será o dia de saber quem leva para casa os prémios e quem apenas se fica pelas nomeações. “Golpada Americana” e “Gravidade” lideram a corrida, com dez menções cada um, incluindo Melhor Filme. A Walt Disney Pictures e as suas subsidiárias cinematográficas são representadas por cinco produções: “Frozen – O Reino do Gelo”, , “Ao Encontro de Mr. Banks”, “O Mascarilha”,“Homem de Ferro 3” e a curta-metragem “A Cavalo” em que o próprio Walt Disney interpreta a voz do Rato Mickey.

Assim como nos Globos de Ouro, “Frozen – O Reino do Gelo” concorre a Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original, para “Let it Go”, da autoria de Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez e interpretado pela actriz da Broadway Idina Menzel, enquanto “A Cavalo” – que o antecede nas exibições no cinema – disputa o prémio de Melhor Curta-metragem de Animação.

Além de Melhor Maquilagem e Cabelos, “O Mascarilha” enfrenta “Homem de Ferro 3” (único título da Marvel Studios na lista) na categoria de Melhores Efeitos Visuais. Os seguintes títulos destacados a negrito são as produções dos estúdios Disney.

MELHOR LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO:

“Os Croods”
“Gru O Maldisposto 2″
“Ernest e Célestine”
“Frozen – O Reino do Gelo”
“The Wind Rises” (ainda sem tradução nacional)

MELHORES EFEITOS VISUAIS:

“Gravidade”
“O Hobbit – A Desolação de Smaug”
“Homem de Ferro 3″
O Mascarilha
“Além da Escuridão – Star Trek”

MELHOR MAQUILHAGEM e CABELOS:

“O Clube de Dallas”
“Jackass Apresenta – O Avô Descarado”
O Mascarilha

MELHOR BANDA SONORA:

“A Menina Que Roubava Livros”
“Gravidade”
“Ela”
“Philomena”
Ao Encontro de Mr. Banks

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL:

“Alone Yet Not Alone” – “Alone Yet Not Alone” (desqualificado por desrespeitar as regras da Academia)
“Happy” – “Gru O Maldisposto 2”
“Let it Go” – “Frozen – O Reino do Gelo”
“The Moon Soon” – “Her”
“Ordinary Love” – “Mandela: Longo Caminho para a Liberdade”

MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO:

“Feral”
“A Cavalo”
“Mr. Hublot”
“Possessions”
“Room on the Broom”

“Ao Encontro de Mr. Banks”, no entanto, é uma das grandes desvalorizações da Academia nesta edição, sendo indicado apenas a uma categoria, Melhor Banda Sonora (Thomas Newman), quando eram esperados o reconhecimento de Emma Thompson e uma possível nomeação à estatueta máxima, a qual concorrem nove longas-metragens.

Dentro das produções Disney que ficaram de fora das nomeações encontram-se “Monstros – A Universidade” e a curta-metragem “Guarda-Chuva Azul” ambos da Pixar Animation Studios. Esta é a primeira vez que o estúdio não compete em nenhuma das categorias – em 2012, quando “Carros 2” não integrou a lista de Melhor Longa-metragem de Animação, teve “La Luna” como representante.

Se “Frozen – O Reino do Gelo” vencer a estatueta de Melhor Longa-metragem de Animação será a primeira que o departamento da Walt Disney Animation Studios sairá vitoriosa, pois desde o início desta categoria que foram sempre outros estúdios a vencerem ou a sua compatriota PIXAR.

Elle DeGeneres (A voz original de Dory em “+À Procura de Nemo”) será a mestre de cerimónia do 86º Oscar®, que será transmitida pelo canal público TVI a partir da meia-noite, acompanhando a chegada das celebridades uma hora antes do espetáculo começar.

 

_________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________

DEIXA O TEU COMENTÁRIO

comentário(s)